quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A busca pela beleza é saudável: PENSE NISSO !

a nova mensagem da beleza é:

SEJA VOCÊ!

e viva bem com o espelho


Especialistas em imagem pessoal fazem uma reflexão sobre estética, qualidade de vida e emoções. E mostram os caminhos para se aceitar e se amar, sempre lembrando que a sua beleza é única e deve afirmar a sua identidade. O momento é de tirar proveito da tecnologia cosmética sem desvalorizar os seus atributos naturais, sem deixar de parecer você.


Beleza equilibrada


“Diariamente, em meu trabalho como psicoterapeuta, atendo mulheres que buscam um tipo de beleza que lhes traz mais sofrimento do que prazer. Estudos sérios realizados com a população em geral também ilustram o fato. Em 2004, uma pesquisa mundial realizada pela marca Dove, com 3.200 mulheres entre 18 e 64 anos, conclui o surpreendente: somente 2% das entrevistadas se definiram como bonitas e, no Brasil, o número chegou a apenas 1%!


As top models, supostamente portadoras do tal ‘padrão de beleza’, apresentam insatisfação maior ainda. Em estudo por mim realizado com 140 modelos, acima de 18 anos, descobri que todas querem emagrecer pelo menos 3 kg. A média das notas que elas atribuíram a seus corpos tão invejados foi 6,3!


Essa insatisfação com a percepção da própria imagem, da chamada imagem corporal ou autoimagem, tem levado a mulher à busca indiscriminada de um tipo de beleza irreal, com efeitos que vão do descontentamento à ansiedade, da baixa autoestima a graves problemas alimentares como anorexia e bulimia.


Culpa da beleza ou da vaidade? Claro que não!

A responsabilidade recai no conceito de beleza que a cultura ocidental preconiza e que cada vez mais se afasta do razoável fisiologicamente falando. A busca pela beleza é saudável e contribui favoravelmente à qualidade de vida. A vaidade é um meio de se sentir melhor, de se gostar mais. Assume caráter preocupante quando desmedida, quando mais que um meio, torna-se um fim em si pró- pria na vida da pessoa.


Mas se a busca da beleza é saudável a que beleza nos referimos? Àquela individual, intimamente ligada à saúde e a autoestima, que sem isso não existe. A saúde

caracteriza a beleza, a autoestima a potencializa. Falo da beleza que respeita o biótipo de cada um. A que não é baseada em ‘padrões’, mas a individual, pessoal, única, calcada nos diferenciais de cada mulher, em sua identidade estética. Em beleza não há ‘mais que’, mas ‘diferente de’. Cada uma tem a sua! Aquela que transcende a medidas de cintura ou quadril, cor de olhos ou cabelos. A sua real beleza, aplicável a todas as idades, formas e etnias. Busque a beleza com equilíbrio. Pergunte sempre: ‘É bom para mim?’”.


Marco Antonio De Tommaso, psicólogo e psicoterapeuta pela Universidade de São Paulo, membro da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade, consultor da marca Dove na Campanha pela Real Beleza, psicólogo das Agências Elite e L’Equipe de modelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário