quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Sinestesia - Um bom perfume é inesquecível



Um bom perfume é inesquecível. Embarque nos meandros desse universo repleto de aromas – há sempre um que combina com a sua personalidade e traduz o seu momento.


Mistura de óleos essenciais aromáticos, álcool e água. Transformar esse mix em sucesso é o desafio dos perfumistas. Como maestros que combinam acordes, eles compõem as diferentes notas para alcançar a harmonia da fragrância, imaginando o papel que cada ingrediente terá em sua composição olfativa.

“Entre naturais e sintéticas, há mais de 3.000 matérias-primas. Em geral um perfume traz entre 30 e 300 essências. Por isso as descrições são mais gerais e remetem as sensações que desejam proporcionar”, explica Fabio Navarro, especialista em perfumaria. Ele salienta que a década de 90 foi marcada por fragrâncias transparentes, mais leves e, de certa forma, andróginas, visto que eram usadas tanto por homens quanto mulheres. No início do século XXI, houve o advento das notas gustativas (ou gourmands), que estão ligadas ao paladar de sobremesa. Isso se deve, sobretudo, a consagrada fragrância Angel, de Thierry Mugler. A ousada composição atendeu ao pedido do estilista que almejava uma fragrância que remetesse às delícias preparadas pela avó – e, portanto, apresenta notas de caramelo, chocolate, mel e baunilha. É interessante notar que Angel foi um fracasso em seu período de lançamento. Foram necessários alguns anos para que as vendas atingissem um bom patamar e mais alguns para elevá-lo ao posto de hit absoluto – sendo, atualmente, um dos mais vendidos na Europa.

Como uma boa roupa, o perfume deve vesti-la, dialogar com a sua personalidade e proporcionar autoconfiança. E, quando você se vê assim, todos enxergam a mesma coisa. “Não é preciso ter uma fragrância diferente para cada dia do ano. Pode-se muito bem usar o perfume eleito de dia e de noite, faça chuva ou faça sol, mas com bom senso”, sugere Fabio.
Há quem encontre a fragrância preferida e a use pela vida toda. Para você que é ávida por novidades, explore novos aromas e fique de olhos nas estações do ano para escolher o que mais combina com você. Inspire-se!


Dicas
Pela origem a palavra perfume aplica-se somente ao tipo de composição que contém a mais alta proporção de extrato aromático com o menor teor de alcoól possível. As outras combinações quase sempre levam um pouco de água na fórmula. Essa concentração portanto é fator determinante na nomenclatura. A perfumaria classifica-os assim:

- Perfume. A fragrância conhecida pelo termo original francês (parfum) é caracterizada pela alta concentração de essências - entre 18% e 35% do volume total. Seu poder de fixação na pele é grande, podendo durar de 8 a 24 horas, conforme a qualidade da fragrância e o caminho olfativo.
- Eau de Parfum. Subproduto do perfume propriamente dito é diluído em maior quantidade de água (daí o “eau”, água em francês), apresentando índices de concentração que variam de 12% a 18%, o que pode representar até 10 horas de duração.


PRIMAVERA/ VERÃO
Marcadas por temperaturas mais altas, essas estações pedem frescor. Aposte em:

Chipre Florais. Fabricados com matérias-primas advindas de musgos, normalmente do carvalho. “São os perfumes mais clássicos e com contruções olfativas mais sofisticadas”, explica Fábio.
Cítricos Florais. Também conhecidos como frutados, utilizam matérias-primas extraídas de cascas de frutas, como lima, limão, laranja, pomelo, tangerina, mandarina, entre outras. Quem busca diferenciação pode apostar nos que que lançam mão de frutas exóticas, como lichia, kumquat e florais verdes, como muguet.
Sugestões: Chloé Eau de Fleur de Capucine (Chloé); A Scent by Issey Miyake; Acqua di Gioia (Giorgio Armani); Rose Summer (Paul Smith); Oustpoken by Fergie (Avon International Fragrances); CH Garden Party (Carolina Herrera); Blue Glow (Jenifer Lopez).

Dicas

- Eau de Toilette. Caracterizado por uma fragrância mais discreta, apresenta índices de concentração entre 8% e 10% e tempo de fixação de até 8 horas.
- Eau de Cologne ou Desodorante Colônia. Possui baixa concentração de essências, 5% no máximo. No Brasil, criou-se uma terminologia própria para essas fragrâncias: deo colônia ou desodorante colônia. Além de perfumar, elas têm função desodorante por possuir elementos que ajudam a combater os efeitos do excesso de suor, garantindo maior sensação de frescor.

Matéria publicada na segunda edição do Beauty Guide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário