terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Você tem Fome de que?

Você come por prazer ou necessidade? Planeja o almoço do dia seguinte ou encara a refeição mais prática que aparece? Tem muita fome quando acorda ou no final do dia? Seja qual for o seu perfil, há sempre programas nutricionais para enxugar medidas e manter a boa forma. Longe de modismos, aqui as dietas mais consagradas ao longo dos tempos. Muito testadas – e aprovadas! – escolha a sua.

Dieta dos Pontos
Criada há mais de 30 anos pelo endocrinologista Alfredo Halpern, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o método tem como principio a liberdade de escolha. Se você exagerar em uma refeição, deve se controlar na seguinte.

Como seguir.
No lugar das calorias, cada alimento recebe um ponto (que vale 3,6 cal.). Há um limite de calorias para cada pessoa, que varia de acordo com o sexo, idade, excesso de peso e atividade física – mas, em geral, o limite é de cerca de 300 pontos por dia. O livro traz uma completa tabela de alimentos e é recomendado que você anote tudo o que consumir.

Prós e contras.
“Poder comer de tudo é um estímulo tanto para quem quer secar quanto para quem desejar manter o peso. Mais que uma dieta, é um conceito baseado no bom senso. É fundamental prestar atenção no que se come. Contar os pontos — e anotá-los — é uma excelente maneira”, afirma a nutricionista Luiza Galvão.

Dieta Grega
Desenvolvida por Fedon Alexander Lindberg, endocrinologista grego, dono de uma conceituada clínica na Noruega especializada na prevenção e no tratamento de doenças da vida moderna, como a obesidade, o diabetes e as doenças cardiovasculares. A palma da mão indica a porção de alimentos de uma refeição: uma de proteína e outra de vegetais, sementes e frutas.

Como seguir.
Ao invés de se ater as calorias, o programa considera os índices glicêmicos (IG) dos alimentos. Por isso propõe a diminuição de carboidratos, priorizando aqueles que são absorvidos mais lentamente pelo organismo. Explica-se: uma vez ingerido, o carboidrato vai para o sangue como glicose (açúcar) que, quando em excesso, transforma-se em gordura. E quanto mais açúcar na circulação, mais insulina é produzida pelo pâncreas, o que pode dificultar o emagrecimento.

Prós e contras.
A nutricionista adverte: “Quem não abre mão de pães, massas e batatas provavelmente terá dificuldade de se adaptar. O menu é rico em proteínas, gorduras e carboidratos de baixo IG – o que faz dessa dieta uma boa opção para quem é fã de peixe, por exemplo”.

South Beach
Criada por Arthur Agatston, renomado cardiologista e professor associado da Universidade de Medicina de Miami, o programa defende a ingestão de alimentos ricos em proteínas e gorduras, proíbe carboidratos e restringe frutas e legumes com o objetivo de estimular a queima de gorduras e não a glicose (açúcar).

Como seguir.
A dieta é dividida em três etapas. A primeira, com duração de 14 dias, restinge a ingestão de carboidratos às leguminosas (feijão, soja, lentilha, ervilha), proibindo massas, arroz, pães, cereais, doces e frutas. Estão liberadas carnes magras, frango sem pele, laticínios desnatados, ovos, azeite de oliva e pequenas porções de oleaginosas (nozes, amêndoas). Na segunda fase, os carboidratos começam a ser reintroduzidos gradualmente. A terceira fase é aquela a ser seguida por toda a vida, como a manutenção de bons hábitos. Nela se pode comer uma porção de carboidratos (integrais em cada uma das principais refeições).

Prós e contras.
Luiza Galvão enfatiza que esta opção “é ideal para fãs de carne. O cardápio não limita porções e propõe, no longo prazo, a consciência de que existem os bons e os maus carboidratos, assim como as boas e as más gorduras”.

Orto-molecular
A proposta é corrigir carências e excessos de vitaminas e minerais no organismo para neutralizar os radicais livres e brecar o envelhecimento – provocado por inúmeros fatores externos- como stress, poluição, cigarro e álcool. O ajuste de nutrientes, baseado na mudança na alimentação, mexe também com o metabolismo e melhora o funcionamento do intestino, facilitando a queima de gordura e a eliminação de toxinas.

Como seguir.
A alimentação desequilibrada é uma das grandes responsáveis pela formação dos radicais livres. Por isso, abandone as refeições rápidas e evite, ao máximo, alimentos industrializados. Dê vez a itens integrais, frescos, funcionais e orgânicos — que, além de nutrir, oferecem substâncias que fortalecem o sistema imunológico e aceleram o metabolismo.

Prós e contras.
“A medicina ortomolecular também lança mão de suplementos de vitaminas, minerais, lactobacilos, ácidos graxos e aminoácidos poderosos contra os radicais livres. Mas atenção: eles são recomendados caso a caso, pois as formulações variam de acordo com as carências orgânicas de cada um e devem ser tomados exclusivamente sob orientação médica”, alerta Camila Coutinho, terapeuta alimentar especializada em nutrição clínica ortomolecular.

Tipo Sanguíneo
Em “Eat Right For Your Type”, Peter J. D´Adamo mostra correlações históricas, antropológicas e fisiológicas dos tipos de sangue A, B, AB e O com os alimentos e com o estilo de vida. Afirma, ainda, que o tipo sanguíneo determina as funções digestivas, estruturas imunológicas e que alguns alimentos podem causar o aumento ou a diminuição de peso.

Como seguir.
De acordo com o seu tipo sanguíneo, você inclui e exclui alimentos.

Alimentos permitidos.
Tipo O: carnívoras por natureza, têm mais facilidade de digerir carne vermelha;
Tipo A: o sistema digestivo das pessoas desse grupo é mais sensível e, por isso, assimilam melhor os vegetais, peixes, cereais, leguminosas e frutas;
Tipo B: verdadeiros amantes de laticínios, são tolerantes ao leite e seus derivados;
Tipo AB: os donos desse tipo sanguíneo aceitam comida misturada, mas com porções equilibradas.

Alimentos proibidos.
Tipo O: produtos de trigo, como pães e gérmen de trigo, além dos derivados do leite;
Tipo A: carne vermelha;
Tipo B: aves e milho;
Tipo AB: carne bovina, de porco e frango, além de leite integral e alguns derivados como queijo brie e parmesão.

Prós e contras.
“Médicos e biólogos questionam a teoria por trás afirmando que não há dados científicos concretos. Apesar disso, a dieta pode apresentar resultados práticos de perda de peso para muitas pessoas, uma vez que, todos os grupos alimentares estão incluídos”, salienta Luiza.

Pirâmide Alimentar
Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, propõe a adoção de hábitos alimentares saudáveis através da inclusão e equilíbrio de todos os grupos alimentares.

Como seguir.
Para perder medidas, consuma cerca de 1.200 calorias/dia respeitando a divisão da pirâmide. A base é composta pelos alimentos que fornecem energia para todas as atividades diárias (carboidratos). Na segunda parte estão os reguladores, ricos em fibras e essenciais para o metabolismo (frutas, legumes e verduras). Os construtores aparecem na terceira parte e são divididos em dois blocos: laticínios e carnes ricas em proteínas, ferro e vitaminas. No topo estão as gorduras, que ajudam na síntese de hormônios sexuais femininos e masculinos; e os açúcares.

Prós e contras.
“Quando seguida corretamente é um dos mais saudáveis e eficientes métodos para perda e manutenção de peso. Mas é preciso ter paciência, pois o processo de reeducação alimentar é gradual”, explica Luiza.

Dieta do Mediterrâneo
O cardápio inclui a variedade de riquezas gastronômicas de países como Grécia, Espanha, Itália, Marrocos, Tunísia e sul da França.

Como seguir.
É caracterizada pela abundância de alimentos como pães, massas, verduras, saladas, legumes e frutas; moderado consumo de pescados, aves, laticínios e ovos; e pequenas quantidades de carnes vermelhas. O azeite de oliva é a principal fonte de gordura e recomenda-se o consumo de vinho (com moderação, é claro).

Prós e contras.
“É ideal para os fãs de carboidratos. Um dos pontos fortes é a quantidade de óleo de oliva usada na culinária, que contrabalança a gordura animal. Outro é a ingestão de vinho tinto, que tem bioflavonóides com propriedades antioxidantes”, destaca a nutricionista.

Matéria publicada na segunda edição do Beauty Guide.

Nenhum comentário:

Postar um comentário