terça-feira, 27 de abril de 2010

Injeção de beleza.

BOTOX®

mitos e verdades

O Botox® é, sem dúvida, um dos tratamentos mais procurados para apagar as marcas do tempo. Simples e eficaz, a aplicação pode proporcionar excelentes resultados. Para esclarecer as dúvidas sobre o procedimento, confira a entrevista exclusiva com a Dra. Raquel Vieira Machado, da Clínica RVM.

Quais são as indicações do Botox®?
É recomendado para atenuar rugas de expressão, tais como as que se formam quando fazemos a famosa “cara de bravo”; além de “pés de galinha” e as rugas na testa, no nariz e no pescoço. O Botox® também é indicado para melhora do sorriso gengival e controle do suor excessivo nas axilas, mãos e pés.

Muitas pessoas acreditam que Botox® deixa o rosto sem expressão. Isso é verdade?
Antigamente o Botox® era utilizado para “paralisar” a musculatura. Atualmente a técnica é utilizada para suavizar as rugas de expressão a fim de evitar a formação de mais profundas. E quando o procedimento é bem feito apresenta excelentes resultados.

A aplicação é dolorida?
Com a utilização de anestésico tópico e gelo no local, a aplicação é praticamente indolor.

Qual a idade mínima para fazer esse tipo de tratamento pela primeira vez?
Não existe idade mínima. Tenho pacientes de 28 anos com “pés de galinha”, nos quais faço aplicações para não ficarem com rugas marcadas na face. Por outro lado, certa vez uma paciente, com então 50 anos, que desejava realizar o tratamento, mas não tinha nenhuma ruga de expressão no rosto. Neste caso, chegamos a conclusão de que era desnecessário, pois em nada iria alterar a face dela. Outro caso curioso foi a aplicação realizada na área dos olhos de uma paciente jovem que tinha a cauda das sobrancelhas baixa – o que a deixava com a expressão triste. A aplicação levantou as sobrancelhas melhorando, consequentemente, o olhar.

Qual o intervalo recomendado entre cada aplicação?
Na face e pescoço a duração média é de 4 meses e nas axilas esse intervalo varia de 6 a 9 meses.

Os efeitos são imediatos?
São rápidos, mas não instantâneos. Depende do organismo de cada um. Mas, em geral, os resultados demoram de 3 a 15 dias para aparecerem.

Há contraindicações?
Sim, e é fundamental estar atento a elas. Pacientes que tenham doenças neuro-musculares, alergia a ovo, infecção de pele no local da aplicação, gravidez e lactação e faça uso de aminoglicosídeos não podem realizar o procedimento.

Clínica RVM
Rua Joaquim Floriano, 1052 - 9o andar Itaim, São Paulo-SP
Tel: (11) 3706-9700
www.rvmdermatologia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário