terça-feira, 27 de abril de 2010

MASSAGEM: Um toque de beleza e bem-estar.

Já está comprovado que o contato físico através da massagem tem o poder de aliviar o estresse, curar doenças e proporcionar uma gostosa sensação de conforto. As técnicas ocidentais são fundamentadas na massoterapia (também conhecida como massagem sueca), geralmente aplicadas com óleo, na pessoa deitada sobre uma mesa, no tatame ou sentada numa cadeira especial. “Os vários tipos praticados se dividem em massagens terapêuticas, relaxantes e estéticas”, diz Maria Carolina Fernandes, fisioterapeuta da Clínica Hara (SP).

TERAPÊUTICA
Indicada para o tratamento de dores, disfunções e tensões musculares. Ao massagear o local dolorido, a circulação e oxigenação são favorecidas. Também ativa o sistema imunológico, reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. O aquecimento da região manipulada traz conforto e alívio da dor. Vale a pena experimentar:

Shiatsu – Derivada do japonês, shi significa dedo e atsu, pressão. “O método utiliza os dedos para pressionar pontos da acupuntura, desbloqueando a energia vital”, explica Luiza Sato (SP). Relaxa o sistema nervoso e muscular, desenvolvendo um ritmo de respiração mais eficiente e um melhor equilíbrio energético.

Reflexologia – Trabalha pontos de reflexos dos pés que correspondem a todas as partes do corpo. O resultado é o estímulo da energia.

Ayurvédica – Nascida na Índia, ayu significa conhecimento e veda, vida. Além das mãos, o massagista utiliza os pés e o peso do corpo para facilitar os movimentos de alongamento, deslizamento, tração e amassamento. Atua sobre toda a musculatura do corpo, vértebras, membros e articulações e promove bem-estar geral.

Pedras quentes – Massagem realizada com pedras aquecidas sobre os pontos de tensão. O calor alcança as terminações nervosas superficiais e descontrai os músculos, sem que seja necessário exercer a pressão típica da massagem tradicional.

Tuiná – Trabalha os mesmos pontos da acupuntura. Proporciona o equilíbrio energético e o tratamento de dores e estresse. Os movimentos são aplicados com maior ênfase na cabeça, barriga e nas costas.

RELAXANTE
“Traz total relaxamento físico e mental. Promove a melhora na circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes, remove substâncias tóxicas das células prejudiciais ao organismo, além de facilitar a atividade muscular”, explica a fisioterapeuta Tânia Tavares de Almeida, do Centro de Bem-estar Khora (SP). Vale a pena experimentar:

Relaxante com deslizamento – Com as palmas das mãos o terapeuta alisa todo o corpo, especialmente os pontos de tensão. Os movimentos são lentos para que ocorra um impacto mecânico no sistema nervoso sensitivo e a pessoa relaxe.

Relaxante com amassamento – Nessa técnica faz-se um movimento com as mãos de comprimir e liberar a pele. A pressão melhora o fluxo do sangue, que libera uma sensação de bem-estar instantânea. O massagista combina manobras de deslizamento quando acontece a descompressão.

Relaxante com fricção – Movimentos rápidos, localizados e circulares com as pontas dos dedos massageiam o corpo provocando vasodilatação. O resultado é um relaxamento profundo.

ESTÉTICA
Destinada a beleza e saúde corporal, harmoniza todo o organismo. Seu maior objetivo é aumentar a circulação e o fluxo linfático, eliminar a retenção de líquidos e desintoxicar. Vale a pena experimentar:

Drenagem linfática – Movimentos depressão leves, lentos e precisos estimulam o sistema linfático a trabalhar de forma rápida, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Esse processo elimina o excesso de líquidos e toxinas que prejudicam a circulação e favorecem o acúmulo de gordura nas células. Resultado: menos celulite.

Modeladora – Utilizando produtos com ativos liporedutores, o profissional faz manobras rápidas e intensas de amassamento e deslizamento sobre o corpo para melhorar a oxigenação dos tecidos e quebrar as células adiposas. Além de tonificar a pele, reduz medidas.

Bambu redutora – Massagem rítmica feita com bambus de diferentes tamanhos e espessuras onde há maior concentração de gordura localizada. A pressão provoca uma drenagem de líquidos e gordura. “A textura e o formato dos bambus atingem uma extensão corporal maior, potencializando a modelagem”, diz a fisioterapeuta Tânia.

Firmadora – Feita com pedras frias de mármore. Em contato com o calor do corpo, provocam um choque térmico que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura. A temperatura das pedras também garante um efeito lifting, perfeito para dar aquela levantadinha no bumbum. A massagem é finalizada com a aplicação de produto firmador.

Akasuria – É uma massagem corporal esfoliante que limpa profundamente a pele e proporciona deliciosa sensação de relaxamento e bem-estar. “O processo se inicia com um banho de banheira com água quente para amolecer as células mortas. Em seguida, vem a sessão de esfoliação com movimentos de vaivém vigorosos. Amacia a pele, melhora a circulação sanguínea, acelera a renovação celular e previne pelos encravados”, conta Luiza Sato.

Por: Andrea Soares para o Beauty Guide - Saúde, Beleza e Bem-estar (BBD Editora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário